Além da funcionalidade para móveis ou como revestimento do chão, a madeira é um elemento muito usado também na decoração. As diferentes cores e texturas valorizam o ambiente e podem ser combinadas com criatividade. Normalmente o recurso é utilizado em salas e quartos, mas também pode ser colocado em banheiros e na bancada da cozinha. Basta ter criatividade! Os diferentes estilos do produto dão o caráter camaleão.
Uma das dicas na hora de planejar o uso do revestimento é pensar em unidade. Painéis auxiliam a dividir espaços, por isso alguns projetistas e arquitetos sugerem revestir locais das paredes ao teto. O segundo segredo está na combinação das cores escolhidas para combinar com o material. Marrom e branco, por exemplo, ampliam os ambientes, dão sensação de aconchego e nunca saem de moda.
Algumas texturas caem bem quando o assunto é deixar o ambiente mais leve. O ferro combina, assim como as peças de mobília trabalhadas, com bordas, pés curvilíneos ou recortados, e que criam pontos de interesse. Cestos em bambu, palha ou arame, são bons curingas e trazem charme. Já para os mais ousados, as peles de bicho aplicadas em sofás, cadeiras, poltronas ou bancos, desde que com tons amenos, conferem suavidade.